segunda-feira, 21 de novembro de 2011



Olá Pessoal,
Seguindo com meu projeto...
2-Justificativa

2.1-Interesse: A escolha deste tema se deu à partir de uma experiência pessoal da própria pesquisadora, que no ano de 2011 se envolveu diretamente com a implementação dos chamados computadores educacionais do programa do Governo Federal entitulado PROUCA (Programa Um Computador por Aluno) no Distrito Federal. Do convívio com os professores e no desafio de construir junto com eles projetos inovadores com o uso dessa tecnologia, emergiu este problema de pesquisa, uma vez que este parece ser um dos grandes desafios da escola contemporânea.

2.2-Relevância Social: Conforme acabamos de comentar, a incorporação das novas tecnologias da informação e comunicação à escola já é uma realidade no Brasil. Programas como o PROUCA evidenciam a necessidade de investimento em pesquisas que reflitam sobre a melhor maneira de realizar esse projeto. Não simplesmente para tecnicizarmos o ensino, mas para nos apropriamos de uma realidade do mundo (que não pode se alienar da escola) de forma critica.

2.3-Viabilidade: O presente estudo se dará à partir da análise critica dos planos de aula elaborados pelos professores de uma das escolas participantes do PROUCA, procurando identificar os principais empregos destas tecnologias e sua convergência/divergência com novos paradigmas educacionais.

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